Gestão Estratégica da Informação, da Inteligência Competitiva e do Conhecimento

Datas e Horários

+ Detalhes

Duração

8 horas

Local

CLA – Centro Logística Sumaré, Rodovia Anhanguera Km 114, Jardim Dall’ Orto
Ver no mapa

Valor do Curso

R$ 420,00

Categoria

Qualificação e Aperfeiçoamento de Carreiras

Compreender a importância do saber na sociedade do conhecimento, analisando a sua aplicabilidade para a geração de inteligência competitiva como diferencial para as organizações. Desenvolver nos profissionais a compreensão de conceitos, ferramentas e metodologias de Inteligência Competitiva aplicadas nas organizações empresariais. Qualificar os participantes para buscar, identificar e qualificar bases de dados como forma de auxiliar na rápida tomada de decisões, na busca por uma posição competitiva no mercado.

A preocupação das empresas quanto aos seus concorrentes tem se ampliado bastante nos últimos anos, principalmente com o acirramento da competição que enfrentamos nestes tempos de globalização. O que muitas empresas começaram a praticar é uma metodologia diferenciada de realizar a análise dos concorrentes, dentro de uma visão estratégica, abrangente e bastante prática. O conceito de "Inteligência Competitiva" (“IC”) define esta nova forma de pensar e agir.

A importância de se estruturar um processo de IC pode ser exemplificada pela frase de Sun Tzu, autor do famoso livro “A Arte da Guerra”, muito citado atualmente: "Conheça o inimigo e conheça você mesmo; em mil batalhas você nunca estará em perigo. Quando você ignora o inimigo, mas conhece você mesmo, sua chance de ganhar ou perder é igual. E você ignora seu inimigo e você mesmo, em toda batalha você estará em perigo".

A prática da IC tem uma importância forte no mundo dos negócios de hoje, já que os gerentes têm que adotar um estilo direto, orientado para a ação e focado nos fatores visíveis do ambiente competitivo. Em muitos casos este comportamento é um tanto quanto improvisado, e acaba por redundar em ações onde se considera apenas alguns aspectos fragmentados do ambiente de negócios.

Neste mercado mais concorrencial, também a IC tende a ser mais um diferencial entre empresas, principalmente numa época em que as ofertas dos vários concorrentes tendem a ser equivalentes. Para enfrentar esta tendência das mercadorias se tornarem cada vez mais padronizadas, indiferenciadas e "commodities like", conhecer os movimentos dos concorrentes pode ser um caminho de diferenciação e de vantagem competitiva sustentável.

Dirigido a profissionais de áreas diversas como marketing, negócios, tecnologia da informação, estratégia, planejamento, gestão de projetos, entre outros, que atuam ou que possuem o interesse em desenvolver as habilidades na análise estratégica de informações de mercado, para obter sucesso no processo de tomada de decisões. Os temas abordados voltam-se àqueles que buscam desenvolver conhecimentos sobre estratégias de inteligência competitiva, associando sólidos conteúdos conceituais à sua vivência.

Com o objetivo de formar profissionais que efetivamente atendam às necessidades do mercado, a IN-Nova Business Proficiency Center oferece conteúdos e programas constantemente atualizados e em estreita relação com o mundo corporativo. Sempre fiel ao princípio de unir a sólida base teórica com a aplicação prática do aprendizado, os cursos dão ênfase às simulações e aos estudos de casos.

Para isso, nossa metodologia alia difusão do conhecimento através de aula expositivo-dialogada, exercícios individuais e em grupo que visam a perfeita compreensão e utilização das ferramentas e metodologias apresentadas. A troca de experiências entre os participantes será incentivada como uma forma de aprendizado focado na prática corporativa.

―     A inteligência empresarial e a sociedade moderna

―     Gestão do Conhecimento: Conceitos e aplicações

―     Inteligência Competitiva: Conceitos e aplicações

―     A sociedade da informação

        ―     Principais técnicas de Inteligência Competitiva

        ―     Principais ferramentas de Inteligência Competitiva

―     Recomendações para o Sucesso

Docentes / Instrutores

  • Professor responsável pelo curso

    Daniel Gobbi Costa

    Profissional graduado em Administração de Empresas e habilitação em Comércio Exterior, com especialização nas áreas de Logística, Qualidade, Recursos Humanos e Gerenciamento de Projetos. Atua desde 2007 em atividades de Auditoria e Consultoria nas áreas Logística e de Comércio Exterior participando de projetos de implementação e manutenção de controles internos, agora como Sócio/Responsável nas empresas Alliance Consultoria e Treinamento Empresarial (www.allcompliance.com.br) e Innova Consultoria Empresarial e Qualificação Executiva (www.innova-bpc.com.br).Desde 2003 atuando como docente nas áreas administrativas / gerenciais para os cursos de graduação e pós graduação e atuante desde 2016 como Master Coaching, formado pela Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC).