Formação de Gestores em Operador Econômico Autorizado - Modo Conformidade

Datas e Horários

+ Detalhes

Duração

16 horas

Local

CLA – Centro Logística Sumaré, Rodovia Anhanguera Km 114, Jardim Dall’ Orto
Ver no mapa

Valor do Curso

R$ 1.600,00

Categoria

Qualificação e Aperfeiçoamento de Carreiras

Esse curso proporciona o conhecimento prático do Programa Brasileiro de Operador Econômico Autorizado o qual está voltado às necessidades de compliance das empresas importadoras brasileiras, possibilitando a certificação das empresas atuantes no comércio exterior, mediante o cumprimento voluntário de critérios de conformidade específicos e aplicados às empresas.

"Operador econômico autorizado" é um conceito criado pela Organização Mundial das Aduanas (OMA). Empresas que recebem este título têm tratamento logístico preferencial de cargas, desde que seja comprovada por estas empresas atuantes em comércio exterior, sejam indústrias ou intervenientes da cadeia logística, que respeitam em suas operações os requisitos de regularidade dos processos logísticos e aduaneiros, bem como outras normas de controle em compliance.

O instituto "operador econômico autorizado" é utilizado na União Europeia, Estados Unidos e Japão, entre outros países no continente africano e também na América do Sul, como é o caso do Chile. No Brasil a implantação da sistemática de "operador econômico autorizado" foi implementada em dezembro de 2014, e foi atualizada em 09 de dezembro de 2015 pela Instrução Normativa nº 1598.


Este programa tem a intenção de trazer referências práticas de gestão e operacionais que permitam aos participantes serem, desde o início de suas atividades no comércio exterior, norteados pela política que tem sido criada internacionalmente para a liberalização do comércio exterior: parceria entre o setor privado e público, mediante a mútua cooperação na produção de normas que sejam práticas e que sejam cumpridas pelas empresas.

Profissionais da área de Comércio Exterior, Logística, Trade Compliance, Consultores e demais interessados no assunto.

Com o objetivo de formar profissionais que efetivamente atendam às necessidades do mercado, a IN-Nova Business Proficiency Center oferece conteúdos e programas constantemente atualizados e em estreita relação com o mundo corporativo. Sempre fiel ao princípio de unir a sólida base teórica com a aplicação prática do aprendizado, os cursos dão ênfase às simulações e aos estudos de casos.

Para isso, nossa metodologia alia difusão do conhecimento através de aula expositivo-dialogada, exercícios individuais e em grupo que visam a perfeita compreensão e utilização das ferramentas e metodologias apresentadas. A troca de experiências entre os participantes será incentivada como uma forma de aprendizado focado na prática corporativa.

―     A Organização Mundial de Aduanas (OMA)

        ―     Estrutura Normativa OMA

        ―     Programas OEA no mundo

        ―     Acordos de Reconhecimento Mútuo (ARM)

―     Operadores Econômicos Autorizados (OEA)

        ―     Visão do Programa Brasileiro

        ―     Princípios e Objetivos

        ―     Benefícios

        ―     Quem pode ser um OEA

―     O Programa Brasileiro de OEA

        ―     Instrução Normativa RFB nº 1.598 de 2015

        ―     Fases de Implementação do Programa Brasileiro de OEA

        ―     Requisitos de Admissibilidade

        ―     Critérios de Elegibilidade

―     O que é um programa de Compliance?

―     Os componentes de um Programa de ComplianceCompliance Management System

―     A importância do Gestor de Compliance

―     LEAN Compliance Management System - Como medir a eficácia do Programa de Compliance em termos quantitativos

―     Compliance, Avaliação de Riscos e Gestão da Continuidade dos Negócios

―     A abordagem quantitativa para a Gestão de Compliance - A base teórica do modelo

―     Six Sigma – O avanço da estratégia aplicada a Gestão de Compliance

―     Sistema de Gestão de Compliance LEAN - Como fazer de maneira eficiente, evitando desperdícios de recursos

―     Um programa efetivo de Compliance

―     Compliance Anticorrupção

―     Impacto e Importância para os Negócios - LEI nº 12.846 de 01 de Agosto de 2013

        ―     Boas Práticas de Relações Governamentais

Docentes / Instrutores

  • Professor responsável pelo curso

    Daniel Gobbi Costa

    Profissional graduado em Administração de Empresas e habilitação em Comércio Exterior, com especialização nas áreas de Logística, Qualidade, Recursos Humanos e Gerenciamento de Projetos. Atua desde 2007 em atividades de Auditoria e Consultoria nas áreas Logística e de Comércio Exterior participando de projetos de implementação e manutenção de controles internos, agora como Sócio/Responsável nas empresas Alliance Consultoria e Treinamento Empresarial (www.allcompliance.com.br) e Innova Consultoria Empresarial e Qualificação Executiva (www.innova-bpc.com.br).Desde 2003 atuando como docente nas áreas administrativas / gerenciais para os cursos de graduação e pós graduação e atuante desde 2016 como Master Coaching, formado pela Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC).
  • Professor responsável pelo curso

    Francisco P. R. Garcia

    Bacharel em Química pelo IQ-USP (CRQ IV Região N° 004126324) e com curso de extensão na área de Gerenciamento de Projetos pela UNICAMP/EXTECAMP, vivência de mais de 15 anos na área de Química. Possui experiência em empresas químicas de grande porte e com vários cursos na área de Classificação Tarifária de Mercadorias, participando de qualificação como “Application of the Harmonized System 2008 for Chemical Products” e “Knowledge Academy for Customs and Trade 2013”, promovido pela Organização Mundial das Aduanas. É instrutor de cursos sobre Classificação Tarifária de Mercadorias, tendo ministrado cursos e palestras em empresas de todos os setores desde 2009.