Básico em Classificação Tarifária de Mercadorias

Datas e Horários

+ Detalhes

Duração

8 horas

Local

CLA – Centro Logístico Sumaré, Rodovia Anhanguera Km 114, Jardim Dall’ Orto
Ver no mapa

Valor do Curso

R$ 580,00

Categoria

Qualificação e Aperfeiçoamento de Carreiras

Desenvolver o conhecimento das técnicas e rotinas indispensáveis para Classificação Tarifária de Mercadorias e serviços para o Comércio Exterior e para o mercado interno, otimizando resultados e evitando custos e multas em caso de desclassificação tarifária pela Receita Federal do Brasil.

O curso Básico de Classificação Tarifária de Mercadorias proporciona um entendimento da mecânica da Classificação Tarifária de Mercadorias, sob um ponto de vista prático e moderno. São esclarecidos não apenas os mecanismos internos do Sistema Harmonizado de Designação e Codificação de Mercadorias, mas também são demonstradas quais as Boas Práticas dessa operação.

O curso permite aos alunos entender o uso da Tarifa Externa Comum (TEC) como ferramenta na obtenção da correta Classificação da Mercadoria, bem como a maneira correta de utilizar as Regras Gerais de Interpretação, Notas Explicativas, Ementários de Soluções de Consulta e Decisões das Cortes internacionais. São discutidas as implicações de uma correta Classificação das Mercadorias no dia-a-dia das empresas, e quais as penalidades pelo uso incorreto de uma Classificação.

Ao longo do treinamento são mostrados exemplos reais e discutidos os riscos, além de solucionadas as dúvidas mais comuns que surgem quando da Classificação de uma Mercadoria.

Profissionais das áreas de Engenharia, Logística, Compras, Comércio Exterior, Despachantes e quaisquer profissionais dentro da empresa que tenham contato com Classificação de Mercadorias ou queiram adquirir conhecimento nessa área.

Com o objetivo de formar profissionais que efetivamente atendam às necessidades do mercado, a IN-Nova Business Proficiency Center oferece conteúdos e programas constantemente atualizados e em estreita relação com o mundo corporativo. Sempre fiel ao princípio de unir a sólida base teórica com a aplicação prática do aprendizado, os cursos dão ênfase às simulações e aos estudos de casos.

Para isso, nossa metodologia alia difusão do conhecimento através de aula expositivo-dialogada, exercícios individuais e em grupo que visam a perfeita compreensão e utilização das ferramentas e metodologias apresentadas. A troca de experiências entre os participantes será incentivada como uma forma de aprendizado focado na prática corporativa.

―     Breve histórico da Classificação Tarifária de Mercadorias no Mundo

―     O Sistema Harmonizado de Designação e Codificação de Mercadorias (SH)

        ―     Estrutura e Mecânica

        ―     Revisões e Atualizações

―     Internalização do Sistema Harmonizado no Brasil

        ―     Multas no Regulamento Aduaneiro

        ―     Defesa Administrativa

        ―     A Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM)

―     Regras Gerais Interpretativas do Sistema Harmonizado

―     Regras Gerais Complementares do Mercosul e TIPI

―     Casos especiais de Classificação de Mercadorias

―     Boas Práticas e Recomendações

        ―     Pontos de atenção na Classificação de Mercadorias

        ―     Descrição adequada

        ―     Outras informações na Classificação de Mercadorias

―     Exemplos Práticos

Docentes / Instrutores

  • Professor responsável pelo curso

    Francisco P. R. Garcia

    Bacharel em Química pelo IQ-USP (CRQ IV Região N° 004126324) e com curso de extensão na área de Gerenciamento de Projetos pela UNICAMP/EXTECAMP, vivência de mais de 15 anos na área de Química. Possui experiência em empresas químicas de grande porte e com vários cursos na área de Classificação Tarifária de Mercadorias, participando de qualificação como “Application of the Harmonized System 2008 for Chemical Products” e “Knowledge Academy for Customs and Trade 2013”, promovido pela Organização Mundial das Aduanas. É instrutor de cursos sobre Classificação Tarifária de Mercadorias, tendo ministrado cursos e palestras em empresas de todos os setores desde 2009.