Formação de Gestores em Operador Econômico Autorizado - Modo Segurança

Datas e Horários

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Duração

16 horas

Local

CLA – Centro Logística Sumaré, Rodovia Anhanguera Km 114, Jardim Dall’ Orto
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Valor do Curso

R$ 1.600,00

Categoria

Qualificação e Aperfeiçoamento de Carreiras

Esse curso proporciona o conhecimento prático do Programa Brasileiro de Operador Econômico Autorizado o qual está voltado às necessidades de segurança das empresas exportadoras brasileiras, possibilitando a certificação do interveniente em operação de comércio exterior envolvido na movimentação internacional de mercadorias, mediante o cumprimento voluntário de critérios de segurança específicos e aplicados à cadeia logística.

"Operador econômico autorizado" é um conceito criado pela Organização Mundial das Aduanas (OMA). Empresas que recebem este título têm tratamento logístico preferencial de cargas, desde que seja comprovado por estas empresas atuantes em comércio exterior, sejam indústrias ou intervenientes da cadeia logística, que respeitam em suas operações os requisitos de regularidade dos processos logísticos e aduaneiros, bem como outras normas de controle em compliance.

O instituto "operador econômico autorizado" é utilizado na União Europeia, Estados Unidos e Japão, entre outros países no continente africano e também na América do Sul, como é o caso do Chile. No Brasil a implantação da sistemática de "operador econômico autorizado" foi implementada em dezembro de 2014, e foi atualizada em 09 de dezembro de 2015 pela Instrução Normativa nº 1598.

Este programa tem a intenção de trazer referências práticas de gestão e operacionais que permitam aos participantes serem, desde o início de suas atividades no comércio exterior, norteados pela política que tem sido criada internacionalmente para a liberalização do comércio exterior: parceria entre o setor privado e público, mediante a mútua cooperação na produção de normas que sejam práticas e que sejam cumpridas pelas empresas.

Profissionais da área de Comércio Exterior, Logística, Trade Compliance, Consultores, profissionais atuantes da cadeia logística podendo ser importador ou o exportador, depositários de mercadoria sob controle aduaneiro, operadores portuários ou aeroportuários, transportadoras, despachantes aduaneiros, agentes de carga e demais interessados no assunto.

Com o objetivo de formar profissionais que efetivamente atendam às necessidades do mercado, a IN-Nova Business Proficiency Center oferece conteúdos e programas constantemente atualizados e em estreita relação com o mundo corporativo. Sempre fiel ao princípio de unir a sólida base teórica com a aplicação prática do aprendizado, os cursos dão ênfase às simulações e aos estudos de casos.

Para isso, nossa metodologia alia difusão do conhecimento através de aula expositivo-dialogada, exercícios individuais e em grupo que visam a perfeita compreensão e utilização das ferramentas e metodologias apresentadas. A troca de experiências entre os participantes será incentivada como uma forma de aprendizado focado na prática corporativa.

―     A Organização Mundial de Aduanas (OMA)

        ―     Estrutura Normativa OMA

        ―     Programas OEA no mundo

        ―     Acordos de Reconhecimento Mútuo (ARM)

―     Operadores Econômicos Autorizados (OEA)

        ―     Visão do Programa Brasileiro

        ―     Princípios e Objetivos

        ―     Benefícios

        ―     Quem pode ser um OEA

―     O Programa Brasileiro de OEA

        ―     Instrução Normativa RFB nº 1.598 de 2015

        ―     Fases de Implementação do Programa Brasileiro de OEA

        ―     Requisitos de Admissibilidade

        ―     Critérios de Elegibilidade

―     Garantindo a Sustentabilidade para o Programa Brasileiro de Operador Econômico Autorizado – OEA – modo Segurança (OEA-S)

        ―     Administração e Gestão da Qualidade para a Segurança Logística

        ―     Parceiros Comerciais

        ―     Segurança Física do Container e demais Unidades de Carga

        ―     Controle de Acesso Físico

        ―     Política de Recurso Humanos

        ―     Procedimentos de Segurança dos Processos

        ―     Segurança Física das Instalações

        ―     Segurança para Tecnologia da informação

        ―     Treinamento em Segurança e Conscientização sobre Ameaças

Docentes / Instrutores

  • Professor responsável pelo curso

    Daniel Gobbi Costa

    Profissional graduado em Administração de Empresas e habilitação em Comércio Exterior, com especialização nas áreas de Logística, Qualidade, Recursos Humanos e Gerenciamento de Projetos. Atua desde 2007 em atividades de Auditoria e Consultoria nas áreas Logística e de Comércio Exterior participando de projetos de implementação e manutenção de controles internos, agora como Sócio/Responsável nas empresas Alliance Consultoria e Treinamento Empresarial (www.allcompliance.com.br) e Innova Consultoria Empresarial e Qualificação Executiva (www.innova-bpc.com.br).Desde 2003 atuando como docente nas áreas administrativas / gerenciais para os cursos de graduação e pós graduação e atuante desde 2016 como Master Coaching, formado pela Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC).